terça-feira, 27 de setembro de 2011

PROJETO QUALIPIM: Alunos da E.E. Dom Gino participam das atividades.


 O Subprojeto QUALIPIM (Qualidade de Ambientes Aquáticos em Parintins, Itacoatiara Manacapuru) realizou atividades em Parintins junto a estudantes do ensino fundamental e médio da Escola Estadual Dom Gino Malvestio, em Itacoatiara com a Escola Estadual Mirtes Rosas de Mendonça e Escola Municipal Maria Nira; e Manacapuru com a Escola Municipal José de Melo Sobrinho. A programação foi desenvolvida por professores e alunos da Universidade do Estado do Amazonas.

O objetivo do projeto é promover a interação entre os estudantes do ensino fundamental e médio e a universidade, proporcionando a estes alunos conhecimento científico acessível sobre a importância da preservação e conservação dos recursos hídricos e florestais da região. As oficinas promovidas buscam capacitar os estudantes para o monitoramento da qualidade microbiológica e físico química da água consumida por estas populações e no levantamento fitossociológico da mata ciliar no entorno dos cursos d`’agua, Lago do Macurany(Parintins) Igarapé do Ozório(Itacoatiara) e Lago do Calado(Manacapuru), como forma de despertar o interesse dos alunos pela pesquisa, formação acadêmica e pela busca de conhecimento.


Dentre as atividades realizadas destacamos:
Análise Físico-Química da água: pH, temperatura, decantação, filtração, cloração, relacionando estes com os processos realizados na purificação de água para consumo doméstico. Estes conceitos serão trabalhados utilizando vídeos, e práticas nos laboratórios da UEA/Itacoatiara.
Análise da qualidade Microbiológica água: análise de coliformes totais e coliformes fecais, análise de: víbrio, Salmonella, Stafilococcus aureus e E.coli. Mostrando a importância da qualidade da água e a relação com a saúde humana, principalmente da população que vive no entorno dos lagos.
Levantamento Fitossociológico: oficinas de preparação das equipes para a coleta de dados no campo e atividades de laboratório, realização do inventário da vegetação sob a influência dos ambientes aquáticos. Estas oficinas estão em andamento no entorno dos cursos d`’agua, Lago do Macurany(Parintins) Igarapé do Ozório(Itacoatiara) e Lago do Calado(Manacapuru), e busca-se revelar a importância da vegetação ciliar para a qualidade da água do igarapé a partir dos conhecimentos teóricos obtidos nas oficinas e do conhecimento da realidade local, como forma promover a reflexão e o surgimento de idéias que incentivam a conservação dos recursos hídrico e florestal.

Equipe:
Coordenadora: Dra. Sandra Patrícia Zanotto
Dr. Aldo Rodrigues de Lima Procópio
MSc. Rejane Gomes Ferreira 
MSc. Deolinda Lucianne Rodrigues Ferreira;
Dr. Fábio Bassini;      
MSc. Melissa Chalco;
MSc. Giuliano Piotto;
MSc. Fabiana Rocha Pinto; Fiorella Chalco. 
Estudantes de Eng. Florestal: Ubaldo Rabêlo; Ester Freitas e Flávia Baraúna.

Estudantes da Escola Estadual Dom Gino Malvestio:
Suze Simas Figueiredo,
Juliana Tamara Braga Ramos,
Evelyn Hanna Souza da Silva,
 Izaurene Teixeira dos Santos,
 Eli Gama Santarém,
Orivane Melo Macêdo,
Yuri Gabriel  Silva dos Santos ,
 Rômulo Bentes de Lima ,
 Kelvin Leite da Silva,
Layla Barbosa Souza , 
Joana Camarão da Silva ,
 Lorena Cordovil da Silva , 
Thainá de Oliveira Costa , 
Raiane da Silva Lima , 
Gabrielly Siqueira Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POR FAVOR, DEIXE SEU COMETÁRIO.