terça-feira, 25 de outubro de 2011

PROJETO: Prevenção ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes na cidade de Parintins no estado do Amazonas: Prevenir é preciso”


                                                            Professor: Ademir Junior


Tema: “Prevenção ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes na cidade de Parintins no estado do Amazonas: Prevenir é preciso”




O abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes é um problema que vem chamando a atenção de todos que se preocupam com os problemas que pessoas abusadas levarão para a vida adulta, que poderão ser emocionais, sociais e até mesmo psiquiátricos. A Agência Uga-Uga de Comunicação, e o Estatuto da Criança e do Adolescente e muitos outros teóricos que se dedicam ao estudo dessa causa, vêm afirmar que a criança e o adolescente devem ser protegidos pela família, pela escola e pelos demais orgãos que promovam a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas, dando-lhes oportunidades e facilidades, facultando-lhes o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, ou seja, o pleno crescimento de um ser que deverá ser saudável do corpo e da mente. Casos de pedofilia vêm chocando toda uma nação, onde se vê crianças e adolescentes sendo abusados e violentados sexualmente por familiares, amigos, professores e etc. É sempre por alguém que faz parte de seu circulo de amizade e dessa forma ela se cala por medo, vergonha, culpa ou porque é ameaçada. Muitas dessas crianças e adolescentes são mortas pelo abusador e há aquelas que se viciam em drogas, até para tentar esquecer a violência sofrida. Ressalta-se aqui que casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes não se restringem apenas a meninas. Atualmente muitos meninos também sofrem tais abusos, o que leva, algumas vezes, a tornarem-se homossexuais. Este projeto de intervenção intitulado “Prevenção ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes na cidade de Parintins no estado do Amazonas: Prevenir é preciso”, foi elaborado para atender a demanda da população local, que vem gradativamente apresentando um crescente índice de violência contra crianças e adolescentes. É um alerta tanto para as crianças e adolescentes quanto para as famílias, que podem tentar evitar tais problemas, dialogando com suas crianças e adolescentes, uma vez que a prevenção é o melhor remédio. A Escola Estadual Dom Gino Malvestio abraçou essa causa porque entende que a escola enquanto espaço onde se ministra saber e educação coletivas tem o dever de zelar pelo bem-estar físico e mental de seus alunos.


Palavras-chaves: Pedofilia, Criança, Prevenção.


Professor: Ademir Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POR FAVOR, DEIXE SEU COMETÁRIO.