quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Aulas práticas de Biologia no Ensino Médio.


                                                      Alunos observando células do sangue

 A importância do trabalho prático é inquestionável na disciplina de Ciências e Biologia e deveria ocupar lugar central no seu ensino, (Smith, 1975). No entanto, o aspecto formativo das atividades práticas experimentais tem sido negligenciado, muitas vezes, ao caráter superficial, mecânico e repetitivo em detrimentos aos aprendizados teórico-práticos que se mostrem dinâmico, processuais e significativo (Silva e Zanon, 2000).
Para os alunos as aulas práticas despertam interesse e torna-se uma ferramenta infalível para tornar a aula mais prazerosa. É com gratificação que hoje, os alunos da E. E. Dom Gino podem desenvolver em sala as aulas práticas com auxilio do microscópio óptico, reagentes, e materiais de laboratório necessários para montagem de lâminas para observação.


             Professora Dina Carvalho relatando sobre os procedimentos a serem realizados

Mas, é claro que nem todas as escolas possuem instrumentos e aparelhos sofisticados, mas não significa que não se pode realizar nenhuma atividade prática, ao contrário, é necessário criar as condições concretas para que as mudanças ocorram e alcancem a melhoria da qualidade de ensino incentivando as aulas práticas, pois a escola deve buscar fórmulas que permitam aos alunos organizar se tornar responsável pelos espaços cada vez mais amplos no processo de aprendizagem.

                                          Coleta do sangue dos alunos para análise

Sendo assim, a abordagem prática poderia ser considerada não só como ferramenta do ensino de ciências na problematização dos conteúdos como também ser utilizada como um fim em si só, enfatizando a necessidade de mudança de atitude para com a natureza e seus recursos, pois, além de sua relevância disciplinar, possui profunda significância no âmbito social. (Vasconcelos et al., [s.d]).

                                        Despertando a curiosidade na  aula prática


                                      Realizando a coloração e fixação de lâmina

"Como professora de Biologia acredito que a prática permite descobrir e redimensionar o conhecimento que é abstraído através da teoria. Trabalhar com experiências é realmente muito importante para desenvolver habilidades de raciocínio no aluno e motivá-lo para o aprendizado ao aplicar os conteúdos em situações do dia-a-dia. O ponto de partida para a elaboração de uma aula prática e transformar a sala de aula no laboratório de CIÊNCIAS,caso não tenha o laboratório e saber qual o objetivo que se quer atingir com a experiência." 

Profª. Dina Carvalho.

Um comentário:

  1. Sra. Professora, verifique em seu estado, pois no Paraná existe lei proibindo a utilização de sangue, mucosa bucal, enfim elementos humanos vivos nas práticas laboratoriais de ensino fundamental e médio.Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir

POR FAVOR, DEIXE SEU COMETÁRIO.