quarta-feira, 24 de agosto de 2011

PALESTRA: Doenças Sexualmente Transmissíveis


Os acadêmicos de medicina da Universidade Federal do Amazonas - UFAM, Marcos Alexandre, Heric Jarude; Assistente Social: Socorro Pantoja e a Psicóloga: Maria Aparecida Silva realizaram  a palestra  sobre Doenças Sexual Transmissíveis  dia 22 de agosto  para os alunos da E.E. Dom Gino Malvestio.
Os assuntos abordados consistiu  nas orientações sobre as DST: Hepatite, Gonorréia, Sífilis, Herpes, AIDS/HIV   e outros.

Como se pega:
As Doenças sexualmente transmitidas ou DSTs, são doenças infecciosas que podem ser disseminadas através do contato sexual. Algumas podem também ser transmitidas por vias não sexuais, porém formas não-sexuais de transmissão são menos freqüentes
Quais os sintomas:
Na maioria das vezes não dói, porém observar qualquer mudança no  corpo é de extrema importância para identificar e buscar o tratamento.
Com se prevenir:
Uma das principais formas para se evitar tais doenças é o uso correto e freqüente de preservativos. Os vírus, e fungos acabam sendo transportados pelo sêmen e por fluídos sexuais. Desta forma, a utilização da camisinha, tanto masculina quanto feminina, impede a transmissão dos agentes causadores.
Quais os Tratamentos:
Estas doenças devem ser tratadas de forma rápida e correta, pois o desenvolvimento delas no corpo humano podem acarretar sérios problemas de saúde. Infertilidade, doenças neonatais, anogenital, comprometimento do aparelho reprodutor e até mesmo a morte.



Mencionaram ainda o Centro Testagem Aconselhamento (CTA) localizado na rua Jonatas Pedrosa, Centro, onde se faz diversos exames, teste, inclusive de  HIV.
As orientações básicas sobre DST repassados aos alunos durante a palestra foram de extrema importância, no qual foi constatado pelas diversidades de perguntas realizadas pelos alunos.
Ao final os alunos receberam panfletos e preservativos e orientações sobre a distribuição gratuita de camisinhas nos centros de saúde do município de Parintins.

Um comentário:

  1. eu acho que as pessoas deviam fazer sexo com seguranca não de qualquer forma

    ResponderExcluir

POR FAVOR, DEIXE SEU COMETÁRIO.